"Não se descuide de ser alegre - só a alegria dá alma e luz à Ironia, à Santa Ironia - que sem ela não é mais que uma amargura vazia." - Eça de Queiroz

domingo, 13 de março de 2016

Será a civilização humana tão civilizada como a raça animal? (por João Campos & Vicente Carvalho)

        Às vezes gostaria de ser um cão doméstico para só pensar em mimo, outras vezes uma ave de rapina para ver ao longe o que se passa cá em baixo, outras de ser um leopardo para poder correr tão depressa. 
        O que diferencia os animais de nó Homens? Tenho momentos em que penso que somos todos iguais, mas depois chego á conclusão de que somos mais racionais, mas o que vejo no meu quotidiano faz-me voltar a pensar que os animais são melhores que nós! 
        Porque é que isto acontece? É muito simples.Os comportamentos deste ser precedente leva-me a duvidar das suas capacidades e qualidades como ser pensador que é. O ser humano sabe que tem capacidades quase sobrehumanas para mudar tudo à sua volta mas, em vez de consertar aquilo que está mal, torna as coisas ainda piores, declarando guerras a outros seres humanos, criando cenários de pobreza extrema e, consequentemente epidemias. Como se não bastasse, o ser humano nega-se ainda a usar o pensamento e a ver as coisas para além das fachadas que lhe são apresentadas, alegando que foi Deus que criou Deus tal como ele é agora e que não permite o pensamento abstrato, pois, caso contrário, lança-lhe um raio letal a partir do céu e envia essa pessoa para o inferno! Toda esta ignorância contribui para nossa sociedade repleta de "anticristos", em que essa cambada de hipócritas usa a inocência dos povos para colocar o nosso mundo na "cauda" do Universo! 
        A solução para este problema é quase óbvia: temos de melhorar a educação das nossas crianças para garantirmos um futuro melhor, apostar mais na cultura para que os adolescentes e adultos se sintam alertados para as consequências que esta idiossincrasia apresenta. Só assim a civilização humana será tão civilizada como a raça animal!

Sem comentários:

Enviar um comentário