"Não se descuide de ser alegre - só a alegria dá alma e luz à Ironia, à Santa Ironia - que sem ela não é mais que uma amargura vazia." - Eça de Queiroz

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Desporto em Portugal (por João Campos)

Acabou mais uma época desportiva em Portugal. Mais uma vez os troféus foram ganhos por um dos grandes que existe no nosso país. Quando falo em grandeza, refiro-me ao prestigio que as instituições desportivas apresentam na nossa nação. 
Todos sabem que o futebol é aquela modalidade que o povo aprecia mais, que, por vezes nos une, por outras causa separação e consequentemente outras atitudes e comportamentos que influenciam sobejamente a nossa sociedade. 
O que é que o futebol tem a mais que os outros desportos?
Uma questão boa para que haja uma pequena reflexão. Claro que, não posso deixar de me prenunciar sobre o meu gosto por este divertimento, mas prefiro dar mais importância a outras modalidades que dão mais ênfase há nossa pátria, como por exemplo o hóquei em patins o desporto colectivo que mais alegria deu por parte da nossa selecção. Comprovo aqui este facto mostrando as palmarés que os nossos seleccionados nos deram: Campeonatos do Mundo- 15; Campeonatos da Europa- 21; Taça das Nações- 18 e por fim Taça Latina- 14. Todos este troféus foram ganhos pelo escalam principal. E tivemos um jogador de campo que, para muitos, foi e continua a ser o melhor de todos os tempos, cujo nome é Livramento e representou o Sporting Clube de Portugal. Temos de ter em conta claro o que os clubes nacionais ganharam nas provas externas como por exemplo: S.L.Benfica- Liga Europeia: 2, Taça CERS: 2; Taça Continental: 2 ( vai disputar mais uma competição deste género para a próxima época) e Taça Intercontinental: 1 ( se ganhar a Taça Continental vai disputar também mais este troféu na próxima época); F.C.Porto- Liga Europeia: 2;
Taça CERS: 2; Taça das Taças:2; Supertaça Europeia: 1; Sporting C.P.- Liga Europeia: 1; Taça CERS: 2, Taça das Taças: 3 e por fim o Óquei de Barcelos: Liga Europeia: 1; Taça Continental: 1; Taça das Taças: 1 e Taça CERS: 2. Fora estas conquistas internacionais por parte dos clubes e selecções temos a espectacularidade e o prazer que dá ver este desporto.
Após isto ainda falam de futebol?
Mas ainda temos os desportos individuais onde representam muito bem ao mundo o que o grande lusitano é capaz de fazer. Por exemplo: no judo temos a Telma Monteiro, que, minha opinião, é a súpero de todos os tempos. Temos também o Nelson Évora, outro grande atleta que dá glória ao nosso atletismo. Rui Costa e Agostinho Oliveira os dois melhores ciclistas portugueses, sendo que, para mim, o Rui Costa foi o superno. E por aí fora.
Em suma, após o apresentado devíamos apostar mais no desporto na generalidade, e incentivar os jovens na prática das variadas áreas desportivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário